ROMANOS 13 E O FECHAMENTO DAS IGREJAS

images (12)

https://greaterriches.com/2020/04/02/romans-13-and-the-closing-of-churches/?fbclid=IwAR0uo3f9R7VDaqm279xtPoWQHkIuYhg5WPzx9XK0BLefYDqOXO_KBrDqOY8

 

Romanos 13 e o fechamento das igrejas

John Kulp

É provável que a maioria dos cristãos na América do Norte e em muitos outros países do mundo esteja ciente das limitações que muitos governos colocaram recentemente na maioria dos tipos de associações, incluindo reuniões para adoração, durante a atual pandemia de coronavírus. Provavelmente também é verdade que a maioria de nós simpatiza com o raciocínio por trás dessa proibição de reuniões, em alguns lugares limitados a nove ou dez indivíduos, ou mesmo dois, que não são da mesma família. É relatado que esse contágio é muito mais mortal que a gripe, embora seja um vírus da mesma família que o resfriado comum. Olhando para esta pandemia da perspectiva do céu, pode parecer que Deus, o juiz de toda a terra, está buscando chamar a atenção da humanidade pecadora e dar espaço ao arrependimento mais uma vez antes que caiam mais julgamentos cataclísmicos ¹.

O que surpreendeu alguns observadores, no entanto, é a facilidade com que as igrejas foram efetivamente proibidas de se reunir como antes, e como raramente uma preocupação seja levantada quanto às implicações mais amplas dessas limitações draconianas ou aos princípios sobre os quais os cristãos se encontram em primeiro lugar. Essa passagem em Romanos 13 é freqüentemente citada como autorizando o Estado a colocar essas restrições nas reuniões cristãs:

Que toda alma esteja sujeita aos poderes superiores. Pois não há poder senão de Deus: os poderes que são ordenados por Deus. Quem, portanto, resiste ao poder, resiste à ordenança de Deus; e os que resistem receberão para si mesmos a condenação. Pois os governantes não são um terror para as boas obras, mas para o mal. Não terás então medo do poder? faz o que é bom, e terás louvor do mesmo; porque ele é o ministro de Deus para ti para o bem. Mas se você faz o que é mau, tenha medo; porque ele não leva a espada em vão; porque ele é o ministro de Deus, um vingador para  executar a  ira contra aquele que pratica o mal. Portanto,  você deve estar sujeito, não apenas por ira, mas também por causa da consciência. (Romanos 13: 1-5)

Enquanto procuro ser cuidadoso em dar o devido respeito aos poderes que existem, e aos cristãos que acreditam que Deus nesta passagem dá às autoridades o direito ou a responsabilidade de regular as reuniões cristãs, eu diria que devemos pensar mais profundamente sobre esse raciocínio antes de aceita-lo como a palavra final sobre o assunto. Este texto, em seu contexto, tendo em vista o final do capítulo 12, é uma exortação a cada cristão para honrar o direito e a responsabilidade do governo de executar julgamento sobre os malfeitores e fazer cumprir as leis para o nosso bem e o bem da sociedade. Se o governo estabelece leis de trânsito ou regulamentos para evitar incêndios em prédios, até em igrejas, é dever do cristão cumprir. Se o estado disser que você não pode vender seu produto por causa do perigo que representa para os consumidores, a conformidade é certamente o único caminho divino.

No entanto, muitos crentes piedosos entenderiam que essa passagem não se aplica à maneira como disciplinamos nossos filhos, por exemplo. A disciplina corporal dos pais é proibida em alguns lugares, mas os pais piedosos podem, em sã consciência, seguir o padrão das escrituras com cuidado, percebendo que pode haver conseqüências em suas ações de fé. Outros pais teriam um problema compreensível em ter que vacinar seus filhos menores contra doenças sexualmente transmissíveis, pois o raciocínio subjacente ao mandato é rejeitado por suas convicções morais. Pode haver outras situações que um crente possa enfrentar nas quais Romanos 13: 1–5 não se aplicaria. Nenhum cristão fiel argumentaria que é errado um crente sob um regime opressivo manter ou distribuir Bíblias, mas isso é proibido em muitos países.

Não creio que este texto se aplique a reuniões de cristãos para adorar a Deus, quando reunidas como tais. Pode de fato se aplicar a funerais, casamentos e reuniões para atividades juvenis. Mas no que aprendi ao longo dos anos sobre o assunto da história da igreja, não consigo pensar em um professor ou teólogo da Bíblia antipático à religião nacionalizada que aceitaria como princípio bíblico que Romanos 13 deveria aplicar ou permitir a regulamentação das reuniões cristãs “em assembléia” ².

Agora, antes que você pare de ler com consternação o que você acabou de ler e me critique de que não devo entender a magnitude da crise de saúde em que o mundo está atualmente, permita-me acrescentar que acredito que exista um parte de Romanos 13 que se aplica a reuniões de santos durante esse período de medo e angústia gerais:

A ninguém devais nada, senão amar um ao outro; pois quem ama outro cumpriu a lei. Por isso, não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se houver algum outro mandamento, é brevemente compreendido neste ditado, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo; portanto, o amor é o cumprimento da lei. (Romanos 13: 8-10)

Fé e sabedoria são vitais nesta questão de se reunir neste momento, e o amor pelos outros deve moderar nossas ações como igreja de Deus. Mas é o amor por Cristo, e procurando dar-Lhe a devida honra, da qual Ele tanto valorizou na mulher que quebrou o vaso de alabastro com ungüento precioso sobre Ele, que antes de tudo deseja ver em nós. Foi com relação a ela que Jesus falou essa palavra àqueles que professavam cuidar da miséria dos outros, mas aparentemente permitia que esse cuidado eclipsasse Suas reivindicações sobre sua devoção:

Pois sempre tendes convosco os pobres, e sempre que quiserdes lhes fará bem; mas nem sempre a mim. (Marcos 14: 7)

Dado que a devoção a Cristo deve ser pressuposto como motivo para os cristãos em toda a vida, é recomendável também possuir a atitude piedosa de renunciar aos direitos de alguém por um tempo em benefício de outros, por amor a eles. O apóstolo Paulo foi um exemplo disso quando falou em desistir de seus direitos de ser casado e de viver o evangelho em 1 Coríntios 9, mas essa parte serve para estabelecer esses direitos. A assembléia de Deus tem autoridade escriturística e direito de se reunir para adorá-Lo, e embora os líderes de uma assembléia possam ser exercidos na questão de reservar esse direito por um tempo para servir aos outros, ainda assim permanece um direito ordenado por Deus, e um que eu não acredito que possa ser limitado pelas escrituras por decreto autoritário.

O que isso significa na prática para os cristãos que desejam se unir para partir o pão em memória do Senhor, ou para participar da ceia do Senhor?

Pode significar dividir-se temporariamente em grupos menores para evitar ofender ou espalhar um contágio, ou pode significar despertar a atenção do público durante os períodos em que as reuniões são estritamente regulamentadas. Não devemos ter vergonha do testemunho do Senhor, mas, ao mesmo tempo, devemos ter cuidado para não manchar esse testemunho por descuido ou espírito descuidado.

Romanos 13: 8-10 (amor devido a outros) deve ser aceito como um princípio regulador para os cristãos reunidos “em assembléia”, em nome do Senhor Jesus, mas Romanos 13: 1-5 realmente não pode ser. Dois mil anos de história da igreja concordam com esse princípio. Podem estar chegando dias mais difíceis, e já existem sinais de certos setores políticos de que seria preferível um maior controle e regulamentação, porque permitiria à sociedade funcionar de maneira mais tranquila e segura. A sabedoria divina nos faria confessar e agir de acordo com os princípios corretos agora, para que não fôssemos pegos de surpresa se esses controles governamentais retornassem sob outro pretexto.

¹ Romanos 1:18; 1Tessalonicenses 1:10, 5: 2-3

² Ver I Coríntios 11:18 e 14: 18–35, tradução de Darby, para o ensino de estar juntos “em assembléia”.

Postado em 2 de abril de 2020.

Autor: John Kulp

 

Pensamentos sobre Romanos 13 e o fechamento das igrejas

 

Tradução livre de:

https://greaterriches.com/2020/04/02/romans-13-and-the-closing-of-churches/?fbclid=IwAR0uo3f9R7VDaqm279xtPoWQHkIuYhg5WPzx9XK0BLefYDqOXO_KBrDqOY8