As Dificuldades do Caminho

As dificuldades

As Dificuldades do Caminho – J. N. Darby

“Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos” (Hebreus 12:3).
Ó Senhor, através da tribulação Nossa jornada de peregrino jaz, Através de escárnio e dolorosa tentação, E inimigos vigilantes; Entre os perigos que nunca cessam Nós através do deserto perambular, Como peregrinos aqui e estranhos, Nós procuramos o descanso por vir.

Ó Senhor, Tu também uma vez se apressou Deste fatigado deserto do princípio ao fim, Uma vez plenamente tentado e provado Sua amargura e aflição. E, portanto, o Teu coração é terno Na mais genuína simpatia,
Embora agora os céus renderam
Todo louvor a Ti no alto.

J. G. Deck

Temos nós aquela fé que assim realiza a presença de Cristo, de modo a nos manter tão calmos e compostos no mar agitado como o suave? Não era realmente uma questão do mar agitado ou suave quando Pedro estava afundando na água, pois ele teria afundado sem Cristo tanto no suave como no mar agitado. O fato era que o olho estava fora de Jesus e na onda, e isso o fez afundar. Se continuarmos com Cristo, entraremos em todos os tipos de dificuldade – muitos mares buliçosos – mas sendo um com Ele, Sua segurança é nossa.

Se uma tempestade surge e se Cristo parece dormindo e insensível para o perigo – embora “Ele que lhe preserva Israel procederá tampouco sono ou dormir” – como discípulos nós estamos no mesmo barco com Ele. O Senhor nos dá a descansar naquilo com indiviso, comensal coração, pois Cristo está no barco assim como a água.

O mais perto estamos a Deus, quanto mais nós queremos força para andar ali.

“No SENHOR confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro?” (Salmo 11:1). Medo e incredulidade iriam instar voo, como um pássaro, longe da cena para um lugar de refúgio e segurança humana. A fé olhar mais alto: “Em Jeová tenho eu posto minha confiança.”

“E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus” (Mateus 14:29). Este caminhar tem nenhuma outra fundação do que “Se és Tu” – que é dizer, Jesus Ele mesmo. Não há nenhum suporte – nenhuma possibilidade de caminhando – se Cristo seja perdido de vista. Todos dependem n’Ele.

Agora isso resolve cada dificuldade para responder, não que o mal esteja ali, em fazer isto ou aquilo, mas porque estou eu fazendo-o? É isto por Deus ou a mim mesmo?

Deus “é hábil para fazê-lo excedendo abundantemente … de acordo ao poder que opera em nós”. Isto é o que nós somos de olhar por agora. Tem seu coração se apossado disto? … Quão pequena fé há no poder de Deus! … Eu nunca consigo pensar em um poder do mal que não esteja abaixo do Seu poder.

O Cristão não pode estar em uma dificuldade que Cristo não é suficiente, nem sobre uma longa, estrada escura onde ele não pode encontrá-lo o suficiente.

Nós podemos passar através de estreitos e difíceis lugares, mas Ele não é o menos fiel, apenas nos deixa a olhar para Ele, e Ele está ali, mesmo quando Ele parece nos desamparar, em ordem ao colocar a fé à prova e para nos fazer conhecidos a nós mesmos.

Ali está um Deus sobre todas as circunstâncias adversas e indesejáveis influências. E nossa senda para poder está em deixar a paciência ter seu trabalho perfeito … Confiança n’Ele. Ele tem poder para trabalhar onde nós menos o esperamos.

As Dificuldades do Caminho – J. N. Darby